Atividades físicas para crianças e adolescentes
Você sabe o quanto a atividade física é importante para a saúde das crianças e adolescentes?
A atividade física ajuda na prevenção e controle de diversas doenças ao longo da vida, dentre elas a obesidade que tem aumentando significativamente entre os mais jovens. Considerada o mau do século, a obesidade está relacionada ao aumento de problemas como hipertensão, colesterol e diabetes em idades cada vez mais precoces.
Promover a atividade física e reduzir o comportamento sedentário pode ajudar a alcançar saúde e bem-estar a longo prazo. As crianças e os adolescentes precisam principalmente ser expostos a atividades prazerosas para aprender a gostar de se exercitar.
Estimativas globais indicam que 3 em cada 4 adolescentes (11 a 17 anos), não atendem às recomendações de atividades físicas definidas pela Organização Mundial da Saúde de pelo menos 60 minutos diários de atividade física moderada. O incentivo adequado para a promoção de hábitos saudáveis, precisa priorizar a atividade física e o exercício, para que essa geração cresça com qualidade de vida. Vale ressaltar que não é somente o sedentarismo que contribui para a obesidade infantil, há outros pontos que precisam ser considerados para diagnosticar e tratar corretamente as causas do problema.
Dentre esses problemas podemos destacar:
- Alimentação
- Sedentarismo
- Fatores genéticos e hormonais
- Ansiedade/ depressão
- Falta de sono
- Hábitos saudáveis de vida são o principal instrumento para melhorar a saúde. A comunidade médica, por meio de estudos, afirma que bons hábitos trazem inúmeros bene
- fícios para a prevenção de incidência da doença cardiovascular prematura, isso significa que a adoção desses hábitos ainda na infância, reflete em ganhos na vida adulta.
- Quer saber qual sua recomendação diária para atividade física? Acesse nosso guia e saiba mais!